sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A viagem

Mais uma vez estou aqui, na minha estação de foguetões à espera que algum passe e me venha buscar. Para onde? Se soubesse não o quereria, viagens pré-sabidas não se fazem de foguetão. Desejo a sua vinda e que me leve por espaços e tempos, de pretérito, onde a poesia era escrita no seu habitat natural, quando o poeta podia estar em perfeita comunhão consigo e com o que escrevia, duas coisas que no fundo se confudem. Por serem a mesma. Esses não precisavam de foguetões, e como os invejo... Eu sou obrigado a imaginar poesia na minha cabeça, desenhá-la, sabê-la real mas tão distante de mim. Mas este exercício sabe-me bem, apesar da nostalgia que me trespassa o peito. E pergunto-me: nostalgia não é saudade? Como posso ter saudades de viagens que não fiz, sítios que não visitei, cheiros que não saboreei, emoções que não me embalaram o coração? E sei algo esquisito mas que me faz sentir especial, de alguma forma... Eu já as fiz, já os visitei, saboreei, senti. Mesmo. É como um dejá-vù mais definido e seguro, mais fácil de apreciar... Já fui poeta de foguetão livre, uma outra qualquer vida que sem eu saber que tenha efectivamente existido projecta sombras coloridas na que agora sei real. E apercebo-me agora de que o meu foguetão já veio, já o apanhei e o destino a que me levou foi... a mim mesmo. Falta descobrir-me, agora. Não é fácil quando o viajante, a viagem, a partida, o destino e o propósito são todos eu.

4 comentários:

  1. Andreia8.1.10

    Se há alguem que consegue exprimir sentimentos e emoções claramente, és tu, consegues transmiti-los de uma forma natural, expressiva e compreesiva. E é isso que admiro em ti, é isso, e não só, que goste em ti. Mereces tudo e continua a tentar na escrita, mesmo que seja em concursos da coca-cola, hás-de chegar lá, e quando chegares vais ser o melhor.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Estás apaixonado por ti *.*
    FANTÁSTICO *.*

    Continua a escrever que gosto de ler x'D

    ResponderEliminar
  3. biagens a nos tem muito q se lhe diga, mas ate sao das melhores viagens que fazemos.
    adorei mesmo (:

    ResponderEliminar
  4. Saudades daquilo que não se conhece.

    ResponderEliminar

Comentários