sábado, 9 de janeiro de 2010

O Sonho

Se há algo que verdadeiramente me fascina, esse algo é o sonho. Nem falo daquele sonho que comanda a vida, aquele que nos lançou nas Descobertas ou abriu a Idade das Luzes. Não, falo dos sonhos que sonhamos quando por entre sonhos adormecemos. Não são fantásticos? Mágicos, mesmo. O nosso subconsciente, qual pintor surrealista, vai buscar as coisas mais estapafúrdias, faz um exercício de corte e colagem e voilà!, passam-nos filmes na mente que sem a nossa intervenção são escritos, realizados e produzidos por nós. E estes sonhos são tão bons que muitas vezes fazem com que eu não queira acordar antes que o mesmo acabe (tem mesmo que acabar?). O Jason Mraz, numa das suas poesias cantadas, diz algo deste género: " Acordem todos, como é possível que durmam com um tempo destes? A não ser que o sonhador seja a vossa verdadeira identidade...". E eu acho que é mesmo isto. A minha vida é aquela que me banha por entre lençóis e pijamas desfazados, aquilo que sou acordado é que é um sonho, por vezes até pesadelo. Porque não? Que realidade preferem? Aquela em que sentem frio gélido e calor infernal, na qual o ódio e a crueldade são sólidas e nos afectam, onde dependemos mais naquilo que os outros pensam do que propriamente aquilo que desejamos, ou aquela em que podem voar, estar com as pessoas que amamos, onde qualquer pesadelo é por nós encarado como distante e da qual podemos fugir antes que algo nos magoe, tudo isto no conforto da nossa cama? Eu quero ser sonhador. E mesmo acordado quero esta Arte na minha vida e ser mais dono da minha felicidade, como o sou nos sonhos.
Deixo agora um pequeno poema que escrevi também sobre o Sonho, nada de extraordinário:

Adoro sonhar.

Por entre vidas minhas andar,

Conhecer, sem de mim ser dono

Por terras e amores

Viajar.

O sonho é um intervalo

Uma pequena pausa que a vida nos dá.

Eu sonho e no sonho falo,

Livre das palavras que aqui há

E o cenário é só o que de bom por aqui nada

São árvores e bolachas entregues por uma fada!

O pior do sonho é acordar,

Para mim que adoro sonhar

Vem a luz trazer-me ao escuro

Sinto um baque como um carro

Que veloz embate num muro.

Chamam-lhe o mundo real

Ou natural.

E dizem que o sonho é uma ilusão

Eu acho que é a realidade de que tenho mão

A vida que eu queria, sem tectos

Só com chão.

É por isto que adoro sonhar.

Perder-me em mim e voar

Acordado no meu sono

Embriagado por cores

De encantar.


4 comentários:

  1. ='D

    Bonito ='D

    Sonhar é o que todos fazem de melhor :P

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que dizer...
    Já sabes o quanto fascinada fico com os teus textos impressionantes *.*
    és sim um artista e sonhador :D

    ResponderEliminar
  3. omfg :'o
    Dá-me já um autografo x)
    não tenho palavras , a sério , está prá de soberbo !

    ResponderEliminar
  4. Lê de novo. Reformula. Vais ver que estás diferente.

    ResponderEliminar

Comentários