segunda-feira, 19 de abril de 2010

...

Vem.
Anda, vá, dá-me a mão.
Vamos os dois fazer uma viagem.
Só tu e eu.
Eu escritor que me escrevo
E tu que me lês lendo-te,
Porque estas letras fui buscá-las a um sítio
Que também conheces e por isso são tuas também.
Por isso, vem comigo.
Estamos longe? Ah, que interessa?
É possível, se eu quiser. Eu quero.
Este mundo não é físico,
Físico é demasiado limitado.
Agora, olha à tua volta.
Vá, olha! Tens olhos, olha!
Vês a janela? Vai, abre-a.
Eu vou contigo,
Estamos de mão dada, lembras-te?
Agora, sentes a brisa?
Hum, refrescante, não é?
Esquece o frio, que isto não é de sensações.
É de sentimentos.
E os sentimentos só aquecem.
Da janela, vê tudo o que podes.
Tudo. Vê a poesia viva.
Vê o que eu vejo, não é difícil.
Não, esquece os olhos.
Podes fechá-los, mas continua a ver o vento
Que te bate na cara.
Sim, eu também vejo o vento.
Não, não te digo a cor dele.
Vê tu!
Não, não me digas.
Esse vento é teu.
Agora quero que penses no mundo,
Esse que se vê só de olhos fechados.
Sim, esse dos poetas.
Claro que é difícil
Fácil seria de olhos abertos.
Agora fecha a janela, mas mantém-na aberta
E deita-te.
Não, não abras os olhos!
Não te disse para a manteres aberta?
Vá, não custa nada.
Agora, mistura tudo.
Sim, o que sentes agora.
Mistura amor com comoção
Magia mais fantasia.
Tens tudo contigo, desde que não feches a janela
E não abras os olhos.
Tens o mundo dentro de ti.
E dentro de ti mandas tu, sabes?
Agora pega nas tuas mãos e molda o que tens.
Sim, tudo.
Ou desenha,
Como quiseres.
Tens todas as cores e massas
E o pincel e o quadro.
O talento?
É isso que sentes agora na barriga
E na ponta dos dedos.
Está no sangue, por isso o sangue é quente.
Tens tudo, tudo.
Agora, vou largar-te a mão.
Não tenhas medo, não vais cair.
Fechaste a minha janela (lembras-te?)
E da tua não cais,
Porque na tua mandas tu
Desde que não a feches.
Agora estás só mas tens tudo e todos dentro de ti.
Agora tens poesia em bruto
Fá-la!
Não a deixes orfã.
Eu já lhe dei mais um pai, uma mãe.
Agora vai.
Vai.

2 comentários:

  1. Anónimo19.4.10

    *.*

    Cat.

    ResponderEliminar
  2. muito bom! fantástico ;)

    vÊ também os meus pequenos poemas aqui: http://ocantinhodatati.blogspot.com/search/label/Poemas

    espero que gostes ;)
    cumps

    ResponderEliminar

Comentários