quinta-feira, 1 de julho de 2010

Um livro

Lembrei-me, um pouco também devido à falta de inspiração que me tem dado e a todos os motivos de interesse que poderá ter, falar aqui, a cada dia deste mês de algo que me tenha marcado e seja por isso por mim sugerido. Decidi começar por um livro, por razões que creio serem óbvias.

~

Recordo-me de ainda nem andar na escola e estar na minha ama a ver televisão, como muitas vezes acontecia. Não era o meu sítio preferido do mundo, nem perto disso, muito por ser obrigado a estar quieto no mesmo sítio muito tempo seguido, sem fazer nada. Isso fazia com que observasse tudo à minha volta com muita atenção e insistência. Um dia estava ao lado de uma rapariga um pouco mais velha que eu a ver precisamente televisão e, quando apareceu no ecrã a lista da programação para esse dia, ela leu-a em voz alta, mais para si que outra coisa, mas minimamente audível, e lembro-me de olhar para ela assombrado (no bom sentido), absolutamente extasiado com o que ela tinha acabado de fazer. Ela sabe ler, lembro-me de pensar, como se a rapariga tivesse tirado um coelho de uma cartola ou outra mágica semelhante. Assim me apaixonei pela leitura e, mal soube juntar letras e palavras e lê-las, agarrei-me a um livro que tinha lá em casa (sempre tive muitos, e tenho), logo daqueles já grandinhos, sem imagens! Chama-se "O Segredo da Mala Fechada", de Paul-Jacques Bonzon, e sem dúvida marcou-me imenso, de tal modo que o tornei a ler posteriormente e ainda hoje me lembro da história na íntegra. Está muito na linha daqueles contos género Os Sete ou Os Cinco, um pouco menos infantil, mais misterioso e atraente, diria. Basicamente um grupo de amigos e vizinhos encontra um gato domesticado numa mala de um carro abandonado e à medida que procuram o dono deparam-se com misteriosos e bizarros desafios.

2 comentários:

  1. Olá, eu sou francês (desculpe, eu não falam Português e uso de tradução do Google). O livro que você menciona é bem conhecido na França pelos fãs do escritor Paul-Jacques Bonzon. Foi publicado sob o título "Le secret de la malle arrière"


    É parte de uma série de 20 títulos na série La Famille H.L.M.
    Você pode ver todos os livros aqui: http://serge.passions.pagesperso-orange.fr/hlm_titres.htm

    Por favor, você poderia colocar em seu artigo uma ilustração da capa?
    Então, quem é o ilustrador do livro de Português? É este Jacques Fromont ?
    Você sabe também quantos quilos de La Famille H.L.M. apareceu em Portugal?

    Por agora listei 4:
    - Tulipa Mesquita e o Burro (No. Biblioteca Juvenil 1) ---> La famille H.L.M. et l'âne tulipe
    - O Segredo da mala Fechada (Biblioteca juvenil No. 4) ---> Le secret de la malle arrière
    - Os misteriosos Vizinhos (Biblioteca juvenil n °???) ---> Les étranges locataires
    - O Roubo a o Circo (Biblioteca juvenil No. 6) ---> Vol au cirque

    Você já leu esses livros, você sabe o que o cobre parece?

    Muito obrigado pela sua resposta:)

    ResponderEliminar
  2. Depois do que te contei, o que tens a dizer ? Silêncio. Nada mais.

    ResponderEliminar

Comentários